Bem-Vindos ao click Mack

Bem-Vindos ao click Mack

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Lado Negro dos Contos de Fadas

Era uma vez...

Todos nós conhecemos, pois já ouvimos, assistimos ou lemos alguma histórinha bonitinha estilo conto de fadas.
Os contos de fadas são tidos como contos que acabam em final feliz, não muito parecido com novela das oito, onde todo mundo acaba grávida no final.
O fato é que grande parte dos belos contos que conhecemos foram adaptados, principalmente para amenizar a carga de horror dos mesmos contos, quando eram originais e mais antigos.
Empresas como a Walt Disney, vem amenizando estes contos para este novo público que parece incapaz de lidar com derrotas e fracassos. Queridos (as) leitores deste blog: Leiam. Vale a pena. ;)

Chapeuzinho Vermelho
Ou Little Red Riding Hood, é um conto muito popular.
Todos conhecem a história da menina que leva uma cesta de sei lá o que para a vovó e um lobo esperto e pedófilo se faz passar pela vovó para comer a menininha. (Lobo esperto esse). No final, nossa ninfeta, chapeuzinho, é salva pelo lenhador e fica tudo numa nice!
A versão antiga do francês Charles Perrault é bem mais cabeluda!
Nessa versão, chapeuzinho é uma garotinha bem educada que recebe falsas instruções quando pergunta ao lobo sobre o caminho até a casa da vovó. No fim, ela é simplesmente esquartejada e devorada pelo lobo. Só isso, e a história acaba. Não há caçador e nem vovozinha, apenas um lobo gordo e tarado e a Chapeuzinho Vermelho morta. A moral da história é que não se deve falar com estranhos. Penso eu que se esta versão tivesse se popularizado, muita criança não estaria desaparecida! (Aloka).

Branca de Neve ou Snow White.
Na história da Branca de Neve que nós conhecemos, a rainha manda o caçador matá-la e trazer seu coração como prova. O caçador não consegue fazer isso e lhe traz o coração de um tipo de porco ou cervo (nem eu sei).
Independente do coração do bicho, a história de Walt Disney não distirceu tanto a realidae quanto a matar, mas omitiu fatos mórbidos!
No conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com o corpo desfalecido de uma garota é algo que fica na imaginação de cada um (Eu pensei em necrofilia). Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasa. (Dança, gatinha, dança!).

A Bela Adormecida ou Sleeping Beauty.
Na versão conhecida de A Bela Adormecida, a adorável princesa adormece quando fura seu dedo em uma agulha. Ela dorme por cem anos até que o príncipe finalmente chega, beija-a, e acorda-a. Eles se apaixonam, casam, e (surpresa!) vivem felizes para sempre.
 Existem mais de uma versão macabra ou no mínimo indecente para este conto. Um deles conta que, a jovem garota adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos. Fim. Aqui sim, necrofilia explícita! Para todos os efeitos esta mulher estava morta! Ou talvez muito bêbada para dormir tanto tempo. Deve ser uma merda acordar com dois filhos sem saber como aconteceu!

 Cinderela ou Cinderella.
Na Cinderela moderna, nós temos a linda princesa casando-se com o príncipe depois que este viu que o sapatinho de cristal servia em seus pés. Aquela coisa de voz melódica, a virgem tosca e retardada que conversava com tudo quanto era bicho e inclusive sozinha.
Na versão antiga e mais conhecida dos Irmãos Grimm, o fato mais brutal ocorre quando as irmãs malvadas tentam calçar os sapatos de cristal para enganar o príncipe, mas só tentar calçar não é o ponto, elas mutilam os próprios pés e arrancam fora seus dedos para vestir o sapatinho e assim enganar o príncipe. Elas são desmascaradas pelos pássaros amigos da Cinderela, que mostram ao príncipe o sangue escorrendo pelos sapatinhos (Como se ele não fosse notar aqueles pés ensanguentados e sem dedos) e depois, como vingança, os pássaros arrancam os olhos das duas irmãs que terminam suas vidas cegas, mancas e mendigas! (Cruz credo).

João e Maria ou Hansel and Grethel.
Esse conto por si só já é assustador, afinal, um pai que larga os filhos na floresta para morrer de fome não é lá o tipo de coisa que se lê para crianças!
Na versão largamente conhecida de João e Maria, ouvimos sobre duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se.
Numa versão francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina. Aproveitando uma saida do demônio, as crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio (senhora demônia, no caso) mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem  levando o dinheiro e a carroça do pobre casal de demônios. (Nunca vi um casal de demônios ficar tão mal na parada).

Bom, gente. Existem outros contos com versões modificadas, separei os melhores para vocês aqui para não ficar muito cansativo.

Um bom fim-de-semana a todos!
__________________________________________________________________

3 comentários:

  1. HSAUHASHUASUHHUSHUS morri rindo com as versões originais, juro que não sabia... mas tb, esses irmãos Grimm são bem filhos da puta com as histórias!

    ADOREI :D

    ResponderExcluir
  2. O caso Alice é que na quela época era normal existi esse tipo de violência com crianças além de crianças daquela época presenciarem cenas de violência desse tipo.

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar mais histórias?

    ResponderExcluir